Tamanho da Fonte: A+ | zerar | A-

Aspectos Gerais

Senador La Rocque



História

O povoado Mucuíba fazia parte do município de João Lisboa/MA, mas em 10 de novembro de 1994 foi emancipado o município pela Lei Nº 6.169, então passou a se chamar Senador La Rocque. Em 1996 houve a primeira eleição para prefeito e vereadores na qual Alfredo Nunes da Silva (in memorian) foi eleito o primeiro prefeito e Ozias (Pânfilo) Sousa Lima, o primeiro vice-prefeito (hoje, presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina - AIRT (MA), eleição eivada de vícios e ainda com cédulas de papel, exercendo então o cargo em 1997. Daí o município teve administração própria e marcada pela perda de território para os municípios vizinhos: Buritirana e João Lisboa, fato que mancha a imagem da administração de Alfredo nunes da Silva (in memorian). Pois agora segundo a estimativa populacional de 2011 do IBGE, Senador La Rocque só tem 14.550 habitantes, número a menor, esse ocasionado pela perda de território.

Geografia

Sua população estimada em 2010 era de 17.998 habitantes. A área de extensão territorial deste município chega a 1.236,868 Km²; possui densidade demográfica de 14,55 hab/Km², segundo Censo Demográfico de 2010 do IBGE.

Cultura

A população de Senador La Rocque vive da lavoura, criação de gado, comércio formal e informal e etc... O povo costuma celebrar as datas comemorativas, religiosas e folclóricas, especialmente o ano novo, festa de Reis Magos, carnaval, semana santa, festas juninas e o feriado do 7 de setembro(independência do Brasil).